LC TUPÃ CURUMIM

COMPARTILE:

Matéria publicada no Jornal Diário de Tupã, no dia 19 de abril de 2010.

CIM promove reforma em sua sede

Com sede localizada na Rua Getúlio Vargas, 550, no Bairro Tupã Mirim, o Centro de Integração da Criança e Adolescente (CIM) funciona há muitos anos em Tupã, atendendo crianças e adolescentes.

A entidade, cuja administração é comandada pelo Lions Clube Curumim, está passando por reforma a fim de melhorar, cada vez mais, a qualidade de atendimento.

Segundo a diretora e assistente social do CIM, Darcy Barbosa Moreira Vilela, as melhorias que estão sendo realizadas na entidade estão sendo custeadas pelo Lions Clube Curumim, através de recursos arrecadados com promoções e eventos realizados na cidade.

Os trabalhos de reforma tiveram início em fevereiro deste ano, e estão sendo feitos de forma gradativa. "Atualmente estamos finalizando a reforma geral que foi realizada na cozinha e lavanderia, mas o serviço de pintura dos barracões ainda está em andamento", informou a diretora da entidade, lembrando que numa segunda etapa o Lions pretende reformar todos os sanitários da entidade.

As melhorias de reforma e pintura do prédio vinham sendo aguardadas há algum tempo, e agora que estão sendo executadas, trarão mais conforto e comodidade a todos.

Atendimento

Com relação ao atendimento, Darcy informou que o CIM recebe diariamente cerca de 120 crianças com idades que variam de 3 a 15 anos e 11 meses.

No total, são 50 crianças com faixa etária entre 3 e 6 anos de idade, e 70 com idade entre 7 e 15 anos e 11 meses.

O atual presidente do CIM
é Márcio Antonio Vassoler, no cargo desde junho do ano passado. Além das atividades pedagógicas, esportivas e de lazer que realiza junto às crianças, o CIM também sedia um núcleo do Projeto Pequerrucho, da Secretaria Municipal de Educação e ainda aluga uma de suas salas à Prefeitura, para as atividades de pré-escola.

O CIM funciona em Tupã de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 7 às 14h30 min. A grande maioria das crianças com idade entre 3 e 6 anos, permanece na entidade em tempo integral. "Elas chegam de manhã, recebem café, almoçam e tomam café da tarde", disse Darcy, informando que a maior parte das crianças atendidas pela entidade já preenche as classes de pré-escola, que foram alugadas para a Prefeitura, a partir deste ano.

Já as crianças com idade entre 7 e 15 anos e 11 meses, são atendidas pela entidade apenas meio período.

Além de alimentação, as crianças também recebem atendimento odontológico, que abrange prevenção de cárie com aplicação de flúor, e restaurações e orientações sobre o método correto de escovação.

Ainda segundo Darcy, em cada dia da semana tem uma atividade diversificada para as crianças. Para isso, a entidade conta com uma equipe de monitores que atua tanto na área pedagógica como na de esportes. "Para atendermos adequadamente as crianças e adolescentes, de acordo com a faixa etária, dispomos de uma estrutura bastante diversificada. Para as crianças com idade entre 3 e 6 anos, oferecemos brinquedoteca, sala de TV, atividades em campo de areia e em campo com grama e parquinho. Dentro das atividades, também contamos historinhas e colocamos músicas infantis para as crianças ouvirem. Todas as atividades físicas são desenvolvidas no tatame, para maior segurança das crianças", disse.

Já as crianças com idade entre 7 e 15 anos participam de atividades pedagógicas, artísticas e físicas, como vôlei, atletismo, futebol, aeróbica e natação, cujas aulas são ministradas numa chácara localizada bem próximo da entidade. "Nós também trabalhamos com a parte de civismo, e toda segunda-feira realizamos o hasteamento da bandeira e cantamos o hino nacional. Na verdade, todas as datas cívicas, religiosas e comemorativas são trabalhadas", disse a diretora do CIM, lembrando que hoje, dia 19 de abril, as crianças participarão de uma série de atividades alusivas ao Dia do Índio.

Manutenção

A manutenção da entidade, segundo Darcy, é garantida através de convênio com o governo do Estado e o dinheiro obtido junto à Prefeitura, decorrente do aluguel das salas de pré-escola e também por sediar um núcleo do Projeto Pequerrucho.

Além desse dinheiro já garantido mensalmente, o Lions Clube Curumim ainda precisa complementar com mais R$ 4 mil mensais, para que a entidade possar continuar atendendo as crianças e adolescentes da cidade.

Com relação a vagas, Darcy disse que a entidade dispõe de vagas para o período da manhã apenas para crianças com idade entre 7 e 9 anos e, no pe-ríodo da tarde, para crianças com idade entre 10 e 15 anos. "A procura é grande, mas o que nos falta é a disponibilidade de vagas no período solicitado para determinada idade", comentou.