Leões levando esperança ao Haiti
A iniciativa Leões Levando Esperança ao Haiti já mobilizou mais de US$2,4 milhões até a presente data. A iniciativa Leões Levando Esperança ao Haiti foi lançada pelos Leões e por LCIF, trabalhando juntos para levarem ajuda e esperança à população Haiti. Em todo o mundo, os Leões estão respondendo generosa e rapidamente ao fundo designado de LCIF para atender a esta catástrofe.
Mais de 3.000 pessoas estão sendo abrigadas em três "cidades de barracas" em Delmas, Blanchard e Carrefour-Feuille que foram estabelecidas pelos Leões Haitianos. Os Leões da Suécia providenciaram 200 barracas para montarem a cidade, sendo que 240 barracas adicionais estão sendo providenciadas com o apoio de LCIF para dobrar o número de pessoas a serem socorridas. Os Leões estão agora empenhados em oferecer atendimento imediato para equiparem as cidades de barracas com saneamento básico, cozinhas e clínicas de saúde.
LCIF está equiparando as doações dos Leões com colaborações de outras ONGs e empresas dispostas a socorrer. Para aumentar o nível de atendimento no Haiti, LCIF está solicitando ajuda de outras organizações, não só no Haiti, mas em todo o mundo. A Organização Internacional para Migrações prometeu providenciar suprimentos e oferecer assistência aos acampamentos Leonísticos. LCIF está fazendo parceria também com a empresa marítima Maersk, e com o Programa Mundial de Alimentação para o envio das barracas doadas pelos Leões da Suécia e de alimentos para o Haiti, livre de custo. Adicionalmente, a Fundação está finalizando discussões para fazer parceria com a USAID e com a organização Catholic Relief Services.
O Presidente do Conselho de LCIF, Al Brandel e a Dra. Maureen Murphy, visitaram a região em 24 de fevereiro para reunirem-se com outras ONGs e líderes locais, canalizando esforços e recursos através de parcerias com outros grupos. Eles também visitaram a "cidade de barracas" para avaliarem necessidades adicionais e concretizarem um planejamento a longo prazo com os Leões locais. Esta é a segunda viagem que fazem ao país.
Os Leões do Haiti formaram um comitê de líderes Leões do Haiti, República Dominicana e países vizinhos para supervisionarem os trabalhos de reconstrução. Os relatórios iniciais dos Leões do Haiti para a reconstrução a longo prazo focam na construção de uma escola e de uma clínica oftalmológica. A empreitada seria semelhante ao que já foi feito em termos de reconstrução após outras catástrofes. Os detalhes serão finalizados nos próximos dias, já que os Leões estão agora preocupados com as necessidades imediatas.
Os Leões de todo o mundo também estão oferecendo assistência através de contribuições generosas e outros tipos de ajuda. Contudo, as necessidades ainda são imensas. Assista uma mensagem em vídeo do Leão haitiano William Eliacin sobre as necessidades e o atendimento dos companheiros Leões.
Como em outras catástrofes anteriores, LCIF não apenas se compromete em atender às necessidades imediatas das pessoas, mas estará trabalhando através dos Leões na região para oferecer ajuda posteriormente. Como exemplo, LCIF ainda está ajudando a população do Sul da Ásia após o tsunami, Estados do Golfo Americano após o furacão Katrina e na reconstrução da China após o terremoto. Mesmo depois que outras organizações tenham saído da área, os Leões ainda estarão presentes supervisionando os projetos mais prolongados de reconstrução.
Tenha certeza de que LCIF destinará 100% das doações diretamente para ajudar o Haiti, já que os custos administrativos são pagos com os juros obtidos dos investimentos. Em 2007, LCIF foi considerada a ONG número 1 para se fazer parcerias, título este que a nossa Fundação ainda ostenta. A nossa Fundação está figurando em diversas listas de organizações de reputação que estão prestando socorro ao Haiti.