HISTÓRICO SUMÁRIO DO LIONS DE BAURU CENTRO:
Fundado por Ibrahim Salim Haddad, maçon, com elevado espírito altruísta, em parceria com 22 CCLL. Seu incentivador foi seu irmão Elias Salim Haddad, do Lions Clube de Santos.
O evento histórico ocorreu no Automóvel Clube de Bauru, prestigiado por Nivaldo Navarro, Delegado do Lions Internacional e Elias Salim Haddad representando o Lions Clube de Santos, que apadrinhou o então LIONS CLUBE DE BAURU.
Nascia aí o 45º do Brasil e o 13º do Interior do Estado de São Paulo, com sede no Bauru Tênis Clube.
Hoje, faz parte do Distrito LC 8, antigo LC 19. Um dos fundadores, o CL Hecmet Farha, ainda continua ativo, junto com sua DM Alice.
Ao longo desses 56 anos, a hoje DM Honorária, Nelly Haddad, viúva do mentor deste Clube, Ibrahim Salim Haddad, nunca deixou de prestigiar o nosso LIONS. Os empresários Milton e Rubens Salim Haddad são filhos do casal Ibrahim e Nelly Haddad
Incentivo à expansão do leonismo:
Com espírito de disseminar as boas práticas e cumprir sua "missão pioneira", ao longo de sua existência, o LIONS CLUBE BAURU, estimulou e apadrinhou diretamente a criação de seis Lions Clube: quatro em Bauru (Norte, Bela Vista, Falcão e Estoril); Lions de Jau; Lions de Agudos. De outros, foi padrinho-avó: Sul, Lençóis Paulista, etc...
Destacamos que esses "CCLL PAIS" foram Presidentes do LIONS CENTRO e muitos dos "CCLL FILHOS" Presidentes de seus Clubes.
Medalha Custos Vigilat - Indicação do Vereador Fernando Mantovani
(Decreto Legislativo de 16 de agosto de 2011 e publicada no Diário Oficial do Município de 20 de agosto de 2011)
Fundamento para indicação do CL HECMET FARHA para receber a comenda e ser seu guardião (consenso dos 6 Lions e Presidente da Divisão A-2):
CRITÉRIO: O CL com mais tempo de Lions em Bauru.
CL HECMET FARHA, é um dos 23 Sócios Fundadores do primeiro LIONS CLUBE DE BAURU. Junto com sua esposa Alice Madi Farha, é Presidente de Honra do LIONS CLUBE BAURU CENTRO e participa de todas reuniões.
Em 1957, o CL HECMET estava presente no encontro com o Prefeito Nicola Avallone Jr para fazer gestão em prol do então "Parque Infantil LIONS CLUB", no Jardim Bela Vista, voltada ao desenvolvimento infantil. Como era hábito na época, juntos com demais componentes do LIONS, teve participação financeira e até fisicamente da construção do Parque Infantil, que foi inaugurada em 20 de outubro de 1957, conforme consta na placa de metal instalada no prédio. Ainda hoje, a referida unidade de ensino, é consagrada junto à população, como "ESCOLA LIONS", por onde passaram milhares de crianças Bauruense.
O CL HECMET também foi importante protagonista na vinda da Faculdade de Engenharia para a cidade de Bauru e região.
Em meados da década de 60 aflorava na população de nossa região um movimento reivindicatório para instalação da Faculdade de Engenharia, tal como ocorre hoje em relação à Medicina, com : Prefeitos, Vereadores, LIONS, Rotary, Maçonaria, Associações, etc...
A fim de assegurar o caráter apartidário do movimento e norteado pelo aspecto de credibilidade junto à comunidade e autoridades, o prefeito de Bauru, Dr. Nuno de Assis, acolheu a determinação do LIONS CLUBE DE BAURU de organizar uma comissão pró-faculdade.
CL HECMET, como presidente do LIONS, nomeou o CL Dr. José Renato do Vale Gadelha, então Regional da CPFL, para atuar como relator da proposta, juntamente com o Professor Pedro Grava Zanotelli. Coordenou o exaustivo trabalho em toda região para provar a carência de profissionais de Engenharia e Técnicos nas Usinas de Cana de Açúcar, Prefeituras, Construtoras, etc....
O volumoso relatório, englobando vários documentos, elaborado pelos relatores e assinado pelo Presidente do LIONS CLUBE DE BAURU, CL HECMET FARHA, foi entregue à "Comissão Estadual de Avaliação", nomeada pelo GOVERNADOR LAUDO NATEL. Essa providência foi decisiva para que, em 1967, fosse inaugurada a Fundação Educacional de Bauru - FEB, com as Faculdades de: Engenharia, Desenho Industrial e Ciência e Escola Industrial.
Aliás, CL HECMET, também participou da indicação dos dois primeiros presidentes da FEB, que pertenciam ao LIONS CLUBE DE BAURU: CL Edmundo Coube ( o mesmo que foi Prefeito), CL José Renato do Vale Gadelha (acumulando o cargo de Regional da CPFL).
Como sabemos, em 1987, já com sua grade de cursos ampliada e a cidade consagrada como pólo estudantil, a FEB foi estadualizada, passando ao controle da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. A unidade de Bauru é considerada um dos centro de ensino mais relevantes das 23 unidades UNESP de nosso Estado e do País.