LC IACRI

COMPARTILE:
http://bit.ly/P7sYrQ

O Lions Clube de Iacri no dia 18 de agosto convidou a escola da família para fazer uma parceria na oficina de pipas que aconteceu na Escola Silvio de Giulli a partir das 14h.

Houve a participação de crianças e jovens na construção de pipas.

Nós pudemos aprender e ensinar a construção das pipas.

No dia 26 de agosto aconteceu o II-PIPA LEGAL É PIPA SEM CEROL no recinto de rodeio de Iacri com o apoio da polícia militar, onde o Sargento Maurilio Vilella pode dar uma palestra sobre os perigos de soltar pipas em vias públicas e usar o cerol.

Diante das notícias de que o uso de "cerol" ou "cortante", normalmente atrelado a "pipas" ou "papagaios", causam danos materiais, lesões corporais, muitas de natureza grave, e até mesmo a morte, surge um contexto onde o entendimento da problemática construída a partir do uso de cerol e as lesões causadas a terceiros, pode ser analisado em diferentes esferas, e essa multiplicidade de focos de análise é o tema no qual nos ateremos.

A substância conhecida como "cerol", é basicamente uma mistura glutinosa (cola), normalmente a utilizada para madeira (cuja composição básica é Poliacetato de vinila - PVA, aditivos, pigmentos e água), em conjunto com vidro moído.

A linha da "pipa" é envolta nessa mistura, que após secar, produz um efeito, que, somado a certos movimentos impostos ao conjunto, permite que a linha de outra "pipa" seja cortada. Tal efeito, cortante, gera a possibilidade de mudança da esfera recreativa, da inocente brincadeira de "empinar pipa", para outras como administrativa, criminal, etc., quando o objeto cortado não é outra pipa, mas alguém, causando lesão ou morte, ou ainda dano ao patrimônio de terceiros.

No Estado de São Paulo, a Lei 10.017/98 proíbe a fabricação e a comercialização da mistura de cola e vidro moído utilizada nas linhas para pipas, sujeitando o estabelecimento infrator a advertência da autoridade competente e, no caso de reincidência, ao fechamento. A própria norma estabeleceu que em 60 dias o Poder Executivo deveria regulamentar a referida lei.

Ainda no Estado de São Paulo, foi promulgada a Lei 12.192/06 que proíbe o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas. Estabelece que o não-cumprimento da proibição acarretará ao infrator o pagamento de multa no valor de 5 (cinco) UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), e sendo o infrator menor, os pais serão os responsáveis.

Após a palestra as crianças e jovens puderam soltar suas pipas em um campo aberto. E os ganhadores foram:

Andreza Salvador, ganhadora do campeonato, na classificação feminino
Wellington Déo, categoria menor pipa
Williander Ravel, categoria maior pipa
Luís Fernando Ramos, categoria pipa mais bonita
Jhonatan Santos, categoria pipa mais criativa
Rafael Dias, acompanhado do responsável
Rodrigo Couto Borges, menor participante