Março Azul Marinho e Lilas

Março Azul Marinho e Lilas
COMPARTILE:

Não uma, mas duas cores. O terceiro mês do ano é marcado por duas campanhas de conscientização: Março Lilás, que chama a atenção para o câncer de colo de útero, e março Azul-marinho, que aborda o câncer colorretal.

Apesar de pouco divulgados, esses dois tipos de câncer estão entre os com maior incidência no Brasil e no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020 ele será o terceiro tipo de câncer mais frequente entre os homens e o segundo entre as mulheres. Os principais fatores de risco da doença são: idade acima de 50 anos, excesso de peso e alimentação não saudável. O consumo de embutidos, como salsicha, mortadela e blanquet de peru, e a ingestão excessiva de carne vermelha também aumentam o risco desse tipo de câncer.

Já o câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre as mulheres, e sua causa está diretamente relacionada ao papiloma vírus humano (HPV). Por isso, a vacina contra o HPV e o exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer.

Ambas as doenças têm desenvolvimento lento, são tratáveis e têm grandes chances de cura quando detectadas precocemente. Por isso, adote hábitos saudáveis e consulte seu médico regularmente. O melhor remédio é sempre a prevenção!