Liions Bauru Anjo Azul promoverá Palestra sobre Seletividade alimentar em pessoas acometidas por Transtorno do Espectro do Autismo

COMPARTILE:

Seletividade alimentar em pessoas acometidas por Transtorno do Espectro do Autismo

Presente no dia a dia de muitas famílias, este comportamento precisa do olhar de um especialista.

Fique por dentro!

Um dos fatores característicos do TEA é a seletividade alimentar que está relacionada com desalinho entre as sensações dos alimentos e a capacidade do cérebro interpretar e organizar as informações provenientes dos mesmos, como diferentes sabores, texturas, temperaturas, cores e odores. A seletividade alimentar favorece a criação de obstáculos para experimentação de novos alimentos podendo proporcionar prejuízos físicos ao indivíduo e emocionais às pessoas que convivem com ele.

A seletividade alimentar pode ser observada por meio de alguns sinais como: repertório limitado de alimentos; frequência elevada do consumo de um tipo específico de alimento; preferência ou repulsa por uma determinada característica do alimento como cor ou textura; alto consumo de alimentos em uma única refeição; limitação do ambiente ou forma de se alimentar (o indivíduo só se alimenta em um determinado local ou horário, ou com um talher específico).

A literatura aponta que na população com TEA há uma tendência elevada pelo consumo de alimentos açucarados como bebidas (sucos artificiais ou refrigerantes), doces e guloseimas, bem como por alimentos ultraprocessados e frituras. Alimentos, estes, considerados pelo Guia Alimentar da População Brasileira (2014), como os que devem ter o seu consumo diminuído ou excluído para a manutenção de uma vida saudável. A orientação nutricional contempla o estímulo da redução do consumo destes alimentos e a introdução de novos alimentos de forma lenta e gradativa.

Outra consideração importante para esta população é o estímulo para prática esportiva, que entre os principais benefícios estão: a redução de comportamentos estereotipados e a ampliação nos níveis de atenção, cognição e interação social/emocional. Outro grande benefício da prática esportiva é que ela contribui, efetivamente, na prevenção ou correção de agravos à saúde com relação à qualidade nutricional.

Dra. Vânia Lamônica

Nutrição e Educação

#lionsclubebauranjoazul #autismo #nutricao #nutrir #qualidadedevida #saude #felicidade #liberdade #nutricionista #equilibrionutricional #bauru